quinta-feira, 11 de abril de 2019

Integralismo - ensaio

O Integralismo (ensaio)
Autor: Luiz Alberto Quadros Gonsalves
Integralismo foi uma doutrina conservadora surgida no Brasil entre os anos de 1932 e estendeu-se até 1937.
Este movimento almejava fortalecer cultura e tradição defendendo uma união entre o Estado e Família na busca da preservação dos princípios éticos, religiosos e morais em busca da ordem e da paz na sociedade e por defender estes fundamentos o movimento integralista entrou em choque com o comunismo e doutrinas de esquerda e foi considerado um movimento ultra nacionalista e de direita, e há quem identifique o integralismo com o fascismo.
O Movimento Integralista começou a nascer em 1932, durante o Governo de Getúlio Vargas.
Plínio Salgado foi o fundador do Movimento Integralista no Brasil.
O Integralismo defendia a propriedade privada, o resgate e o fortalecimento da cultura brasileira, a valorização dos princípios éticos e morais, a religião cristã e o combate as ideias marxistas.
Marcou muito o integralismo os símbolos, vestimentas, rituais e iconográfica, (conjunto de ilustrações) e para isto possuíam uniforme próprio e bem característicos, (camisas verdes com o simbolo integralista na manga), tinham ainda a saudação "Anauê", provinda da língua Tupi e significa "você é meu irmão", a bandeira do movimento tinha a letra Greco"Sigma" que significa a soma dos valores.
Há de se saber que o integralismo adotava rituais próprios para quase tudo; casamentos, enterros etc etc
Tinha, ainda, o seu próprio código de conduta com vários tipos de transgressões(apresentar-se bêbado em publico, entrar onde tivesse superior do movimento sem a permissão)
Ainda, o integralista devia sempre ter a mão a sua camisa do uniforme, para vestir se preciso. Todavia não poderia entrar na delegacia de polícia, preso, com o uniforme. Somente entraria de uniforme se a prisão fosse politica.
A ação integralista deixou de existir em 1937, ao tentar um Golpe de Estado e foi derrotado pelo Regime Vargas, que decretou logo em seguida o Estado Novo, uma cruel ditadura que é pouco divulgada, acredito.
O movimento integralista deixou o seu legado, porém eu desconheço se existe algum movimento parecido com o integralismo no Brasil, hoje.
(Luiz Alberto Quadros Gonsalves, o Poeta Sem Talento)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divagação

Divagação Autor: Luiz Alberto Quadros Gonsalves, o Poeta Sem Talento A gente vive um dia de cada vez, aproveitando, ou não, o que aprend...