segunda-feira, 22 de junho de 2026

Eu sou contra o bolsonarismo

 

Eu sou contra o bolsonarismo

*

Autor: Luiz Alberto Quadros Gonsalves, o Poeta Sem Talento

*

A Direita tem, por princípios, defender a liberdade econômica, a propriedade privada e a redução do Estado, sem esquecer preservar as tradições, a ordem social, o patriotismo e a meritocracia, pois a sociedade funciona melhor com o protagonismo individual e não uma interversão coletiva.

*

Isto é uma forma de valorizar empreendedorismo, que é a capacidade de transformar ideias em oportunidades, desenvolvendo e gerindo negócios ou projetos.

 *

Aqui eu posso até citar o meu exemplo pessoal, embora muito pequeno, mas eu acredito que vai dar para se ter uma ideia.

*

Houve uma época que eu, com poucos recursos, abri um pequeno armazém na comunidade em que eu vivia, trabalhando neste armazém e, também, no meu emprego normal.

Passado algum tempo me aposentei e fui morar por alguns anos no Litoral Norte Gaúcho.

Após alguns anos retornei a Porto Alegre e abri, junto com a minha esposa, um pequeno restaurante com atendimento no local e entregas de refeições.

Neste tempo a minha esposa assumiu a cozinha, junto com uma amiga e colaboradora, um amigo atendia os clientes, eu fazia entregas nas ruas próximas e dois motociclistas faziam entrega nos locais mais distantes.

A gente tinha clientes até na cidade próxima, que faz divisa com Porto Alegre.

Infelizmente tudo o que é bom dura pouco. Fomos obrigado a fechar por algum tempo devido a pandemia e, logo após retornar às atividades, fechamos novamente por motivo de saúde, pois nós somos idosos e isto pesou um pouco. Além do fato de que a minha esposa fez uma cirurgia.

Fechamos definitivamente, mas deu para perceber que a vida melhora no momento em que a gente busca os próprios objetivos sem medo de enfrentar as dificuldades.

*

 Fui um pouco longo, mas, o meu objetivo é tentar alertar que, atualmente, com o bolsonarismo presente, na minha opinião, existe um perigoso culto personalista na Direita.

Isto é muito ruim e eu tenho muito medo...esta é a palavra certa. Eu tenho medo ao culto individual de pessoas e não de ideias e valores.

*

Na minha opinião, cultuar um líder por carisma é um erro e um risco para a democracia.

*

Lá no ensino fundamental a gente aprende que no populismo o líder é colocado a cima das instituições, dos partidos e até acima dos familiares, causando muito dano a sociedade.

*

Não existe aquele herói único, salvador da Pátria; o que deve existir é todos nós termos a consciência de que a sociedade é o mais importante.

*

Assim poderemos seguir os nossos passos.
É por este motivo que eu, de Direita, acredito que o bolsonarismo é ruim para todos.

Eu não vou alongar mais; mas sou contra o bolsonarismo.

*



domingo, 14 de junho de 2026

Eu sou contra a redução da idade para punir crianças e adolescentes

 

Eu sou contra a redução da idade para punir crianças e adolescentes, sou mais contra ainda a reduzir nos parâmetros idealizado pela Deputada Federal Julia Zanatta, PL.

*

Nenhum menor, repito, nenhum menor de idade entra no crime por vontade própria. Fatores determinantes e graves que levam o menor a estar do lado oposto as leis vigentes e, assim, fatalmente, estes menores ingressam no mundo do crime.

*

Eu vou falar como homem vivido e com experiência de vida, não como erudito, falando de uma maneira que eu não sei falar. Por isto vou ser e mostrar de uma maneira simples o que eu, verdadeiramente acho.

*

Os motivos de ingresso dos menores de idade no mundo:

1 – Vulnerabilidade social ou pobreza: fome, miséria, escolas fracas, má qualidade de ensino e exemplos negativos entre as pessoas seu relacionamento.

2 – Pais ausentes, todo o tipo de violência doméstica.

3 – O chamamento de outros criminosos, maiores de idade e já tarimbados no mundo. Chamamento que pode pacifico ou até agressivos de uma maneira que a gente nem consegue mesurar.

Neste caso podem começarem em funções mais baixas ou em atividades mais degradantes em um grupo criminoso ou facção.

O consumismo ou o seu desejo para ter aquilo que a vida nunca vai lhe dar e as drogas que, infelizmente, tem um rodizio fácil no dia a dia, nos centros urbanos  e na comunidade.

*

Isto tudo ai eu vejo como o resultado de uma atividade precária do Estado prevenir ou mesmo combater.

Então, sob o meu ponto de vista, a responsabilidade, ou mesmo culpa maior, do ingresso de menores no mundo é do Estado e da sua família desestruturada, diga-se.

*

 Colocar estes menores em presídios precários com outros criminosos só vão gerar fatos negativos, tais como:

A – Os menores serão  captados pelas facções e grupos criminosos.

B – Os menores, nos presídios serão vitimas de abusos e violências inimagináveis.

Todas as pessoas, por mais desinformadas que sejam, sabem que os presídios são uma escola para o crime.

Conclusão: em vez de punir amargamente aqueles que estão a perder a própria infância e os seus sonhos de crianças, não seria melhor endurecer as leis e punirem os maiores de idade com mais rigor, até cortando os muitos benefícios que a lei  atual prevê?

*

As crianças e os adolescentes devem serem protegidos e orientados enquanto existe tempo.

Opinião

Luiz Alberto Quadros Gonsalves, o *Poeta Sem Talento

14\06\2026



sexta-feira, 12 de junho de 2026

Não se brinca com a liberdade

Não se brinca com a liberdade

*

Autor: Luiz Alberto Quadros Gonsalves, o Poeta Sem Talento

*

Não se brinca com a liberdade.

*

A liberdade é o nosso direito sagrado de fazer escolhas, desenvolver o nosso potencial e viver de acordo com os nossos valores.

*

Não podemos, também, relativizar a liberdade do próximo, pelo contrário, mesmo discordando das suas escolhas, se legais, devemos defender o seu direito a escolher o rumo que ele deseja seguir, buscando a paz.

*

Portanto devemos ter senso e responsabilidade nas nossas escolhas; das nossas escolhas sempre vão ter impacto no nosso cotidiano e no cotidiano de todos.


quinta-feira, 28 de maio de 2026

As normas do coração

 As normas do coração

*
Autor: Luiz Alberto Quadros Gonsalves, o Poeta Sem Talento.
*
Feche os olhos, respire fundo,
acalente um sonho ou utopia,
esqueça as amarguras do mundo,
viva a vida em doce harmonia.
*
Suavize a alma por um segundo
a chuva lá fora é uma melodia,
dentro da gente, em toque profundo,
encanta em meiga harmonia.
*
Você entende o próprio coração?
É preciso ter um espirito desarmado
para enfrentar o mundo em confuso.
*
No universo cada um é um irmão,
as a gente esquece do significado
de viver com as normas do coração.
*


terça-feira, 19 de maio de 2026

Quimera Perdida

 

Quimera Perdida

*

Autor: Luiz Alberto Quadros Gonsalves, p Poeta Sem Talento

*

Entre nós,

a imensidão do céu e o seu azul,

uma luz em repique suave e delicado,

difere do que dita toda e qualquer razão.

*

O vento sopra lá fora, forte e veloz,

de norte a sul,

o minuano marcha acelerado

e a minha alma conduz.

*

Matreiro como gaúcho galdério,

transporta a minha alma e coração,

em pena e nem dó.

na busca de uma ilusão.

*

A tempestade n’alma é quimera perdida

em vagos que eu não consigo concordar;

como pode a distância ter tanta presunção

é soberba atroz destruir alma e coração.

*

E o vento segue o ritmo da sua jornada

levando a minha alma e vida,

em busca de uma quimera perdida.

*

Entre nós

a imensidão do céu azul e celeste

mas o suave toque de uma poesia

muda o tempo e transforma o dia.

*



quarta-feira, 13 de maio de 2026

Sobre a interidade, honestidade, dignidade e honradez

 

Mostrar sua integridade, honestidade, dignidade e honradez não é arrogância. É simplesmente botar as cartas na mesma e ter orgulho de ser um ser humano decente.

*
Muitos dizem "moral de cuecas"...termo inventado para eximir os salafrários das suas culpas.

*
Quem é "humilde" não aponta os erros dos culpados.

*
Eu sou mais a usar termo com sou prático ou sou real.

*
Ah, quando um "humilde" ou "modesto" erra, seus julgadores usa a praticidade e a realidade para imputar responsabilidade, e sem pena.

*
E quando um homem poderoso "erra" poderá até encontrar muitos detratores, porem o número de defensores e apoiadores na certa serão bem maior e estarão mais municiados, de argumentos, do que os que, supostamente, poderão tentar dar alguma guarida ao homem mais humilde.

                          *

Por favor; chega de dar mais a quem já tem demais!

*
E, pasme, pode acreditar; é da vida e as pessoas são assim. A tendência da grande maioria das pessoas é a de olhar com maior benevolência ao mais poderoso e deixar de lado aquele, mais humilde.

*
Por isto quem pode dar sempre o melhor testemunho de você é você mesmo; e não é errado mostrar a sua integridade, honestidade, dignidade e honradez. Não é errado e nem e soberba ou arrogância de sua parte.

*



terça-feira, 12 de maio de 2026

Do início até o final

 

Do início até o final

*

Autor: Luiz Alberto Quadros Gonsalves, o Poeta Sem Talento

*

As estradas são diversas, extensas e incessantes,

e nós, andarilhos dos passos inconstantes,

caminhamos ao sabor das brisas indecisos,

muitas vezes perplexos e vacilantes

com medo do que o futuro possa nos oferecer.

*

A felicidade é um atraente sonho indefinido,

adoça na alma nos momentos de desalento,

posto que é aquilo que pretendemos buscar.

*

Cada passo é o limiar de um novo acontecer,

as situações se dividem em inesperados alaridos,

às vezes estamos sós, outras acompanhados.

*

Olhamos o vasto universo feito do amor Celestial

o etéreo anilado é uma obra divina e excelente,

crianças, nós ainda acreditamos em milagres,

com Deus no coração a gente faz a nossa jornada,

passo a passo, do início até o final.

*



Eu sou contra o bolsonarismo

  Eu sou contra o bolsonarismo * Autor: Luiz Alberto Quadros Gonsalves, o Poeta Sem Talento * A Direita tem, por princípios, defender a libe...