domingo, 18 de novembro de 2018

Parabéns aos brigadianos

Parabéns aos brigadianos.
=
Criada pela Lei Provincial n° 7 de novembro de 1837, em plena Revolução Farroupilha, como força legal do governo, para fazer frente aos revoltosos na ocasião, teve a Brigada Militar(nome atual) como seu primeiro nome CORPO POLICIAL. Era, então, o Presidente da Província de São de São Pedro do Rio Grande do Sul o Marechal-de-campo Antônio Elzário de Miranda e Brito.
O então Corpo Policial, por consequências e fatos históricos, em período de paz e em tempos de guerra, mudou o seu nome por diversas vezes, porém não vou cita-los, muitos que são.
O último nome do Corpo Policial, antes do nome atual Brigada Militar, foi Guarda Cívica, extinta em 15 de outubro de 1892, data da mudança de nome para Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul.
A Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul, assume, como na sua primeira denominação, em tempos conturbados de guerra.
Era a Revolução Federalista ou Revolução da Degola, pelos inúmeros atos bestiais que aconteciam, prisioneiros não eram poupados.(minhas palavras)
A fim, novamente, combater os revoltosos, a milícia legal vai combater os revoltosos em 1893, novamente em clima guerreiro.
Hoje a Brigada Militar está em todo o território gaúcho,
Na cidade, na praia, no campo e na serra há sempre um Policial Militar da Brigada presente em todo o momento e evento prestando o serviço de proteção, prevenção ou combate ao crime.
-
Eu tenho orgulho de ter ingressado na Brigada Militar em 13 de junho de 1977, como aluno soldado, e ter ido para a reserva remunerada em 13 de agosto de 2004, como 2° Sgt° da Reserva Remunerada.
-
Um abraço a todos os companheiros policiais militares, homens e mulheres que nos enchem de orgulho.
Por razões da múltiplas de nomes não vou marcar nenhum, mas vocês, amigas e amigos policiais militares, estão no meu coração, como amigos e colegas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divagação

Divagação Autor: Luiz Alberto Quadros Gonsalves, o Poeta Sem Talento A gente vive um dia de cada vez, aproveitando, ou não, o que aprend...