domingo, 13 de agosto de 2017
Ensaio sobre o Barcelona
Ensaio sobre o Barcelona, multi campeão no Mundial FIFA de 2006.
Autor: Luiz Alberto Quadros Gonsalves
Este é um ensaio a título de entendimento e reflexão sobre o time do Futebol Club Barcelona, Esquadrão Imortal, no memento do confronto com o Sport Clube Internacional, na Final do Mundial de Clubes da FIFA.
0 Mundial de Clubes da FIFA, ou FIFA Club World Cup naquele ano, estava na sua Terceira edição, Corinthians e São Paulo já haviam vencidos outras edições.
Os jogos aconteceram entre 10 e 17 de dezembro e a final do Mundial de Clubes da FIFA foi realizado no Estádio Internacional, Yokohama, Kanagawa; Internacional 1 x 0 Barcelona.
O Barcelona, por ter um elenco Bilionário e ser conhecido mundialmente com seus consagrados e vencedores atletas chegou como o principal favorito ao título. Aumentou, ainda o as perspectivas após a vitória por 4x0, sobre a equipe do América MX, na semi final do torneio.
Ronaldinho e cia mostraram um excelente futebol.
Para ter uma melhor compreensão do que era o Esquadrão Imortal, devemos voltar um pouco ao tempo.
Fazia muito tempo que não existia, no futebol, uma equipe com tanta qualidade e dirigida, em campo, por um gênio do futebol, capaz de levantar plateias inteira, emocionando até os seus rivais, arrancando vibrações em emoções, sorrisos e, até gargalhadas, levando uma equipe, com outros grandes atletas, craque e vencedores, na busca de títulos marcantes.
Eram atletas extraterrestres ou sobrenaturais? Estavam fadados as grandes vitórias.
Este era o Esquadrão Imortal, sob o comando do genial Ronaldinho Gaúcho, digno de receber louvores até dos adversários.
Eu, particularmente ficava empolgado em vê-lo jogar, pela televisão.
Nos anos de 2004, 2005 e 2006 o Barcelona tinha, como time base nomes como Valdéz; Belleti, Oliguer, Rafa Marquez, Puyol, Van Bronckhosrst, Edimilsom, Xavi, Tiago Motta, Deco, Van Bommer, Iniesta, Giuly, Larsson, Messi, Eto´s e o genial Ronaldinho Gaúcho. Deveras, era uma equipe a respeitar e de dar medo, aos adversários.
---
A final da Liga dos Campeões da UEFA, 2005/2006, foi disputada no State de França, Paris, no dia 17 de setembro, uma quarta. Eu assisti pela TV Band. Em campo estavam decidindo o Título de Melhor Clube Europeu o Barcelona e o Arcenal, da Inglaterra.
Para chegar a esta final o Barcelona passou na fase de grupo por Weder Bremen, Udinense Calcio, e Panathinaikos; foi o primeiro do grupo com 5 vitórias, 1 empate e 0 derrota.
Nas outras fases da Liga dos Campeões da UEFA o Barcelona teve pela frente o Chelsea ( 1x1 e 2x1), Benfica ( 0 x 0 e 2x1) e Milam ( 0x0 e 1x0) e finalmente o Arcenal (2x1).
Jogou com Valdéz; Oleguer (Belletti) Rafa Marquez, Puyol, Van Bronckhorst; Deco, Edmilson, Iniesta, Von Bommer, (Larssom); Giuly, Eto's e Ronaldinho.
===
Para a final do Mundial de Clubes FIFA o barcelona foi escalado com Valdez; Zambrotta (Belleti) Rafa Marquez, Puyol, Van Bronckorst; Tiago Motta (Xavi), Iniesta, Deco; Ronaldinho, Giuly e GudJonhoson (Hequerro)
===
Dois times ousados e extremamente ofensivos, capaz de enfrentar qualquer selecionado nacional do mundo.
===
O treinador destas equipes era simplesmente o Criador da Esquadra Imortal, o competente Frank Rijkaard, ou seja, um grande treinador.
===
Vou relacionar alguns dos atletas que não estiveram na final da Liga dos Campeões, embora estivessem no torneio.
Zambrotta; Super Copa da Espanha, em 2006; Campeão da Copa do Mundo, em 2006, com a Itália; Time do Ano de 2006; Melhor Lateral da Copa do Mundo em 2006;
Deixo de dar mais destaque a este atleta, sem nenhuma dúvida vencedor, por estar este ensaio embasado e direcionado ao Mundial de Clubes FIFA 2006.
===
Xavi; La Liga, em 2006; Super Copa da Espanha, em 2006; Troféu Joan Gramper, em 2006.
Dono de uma visão de jogo fantástica e de passes extremamente precisos,é considerado um dos principais jogadores da Europa e um dos melhores meias da história do futebol mundial.
===
Iniesta; La Liga, em 2006; Copa da Catalunha, em 2006; Liga dos Campeões da Europa, em 2006.
Cria das categorias de base, chegou ao Barcelona em setembro de 1992, aos 12 anos, após destacar-se no torneio infantil de Brunete, no qual participou como atleta do Albacete Balopé.
===
Não estiveram no Mundial de Clubes FIFA
Messi; Campeão da Liga dos Campeões da UEFA, mas não titular ao plantel, sua carreira iniciaria a despontar após o Mundial de Clubes FIFA.
Eto´s; Campeão Espanhol, em 2006; Super Copa da Espanha, em 2006; Liga dos Campeões da UEFA; Melhor jogador africano, em 2006; Time da UEFA, em 2006; Atacante da Liga dos Campeões da UEFA, em 2006; Homem do jogo na Final da Liga dos Campeões da UEFA, em 2006.
Depois do Barcelona ganhar a Final da Liga dos Campeões, em uma festa no Camp Nou, Eto´s exaltou os fãs cantando "Madrid Cabrón, saluda al campeón" (Madrid seus bastardos, saúdam os campeões). A Federação Espanhola multou o atleta em 12 mil Euros, e ele, após, se desculpou.
===
Com esta eu desejo demonstrar a qualidade técnica do time do Barcelona, Vice Campeão Mundial FIFA, em 2006.
===
Não vou entrar no mérito do Sport Club Internacional, nesta grande conquista do Mundial de Clube FIFA, nem vou aludir sobre o desmanche do time Campeão da Libertadores de 2006 e a lesão do atleta Reteria no final de 2006, o que o incapacitou para estar no Mundial de Clubes FIFA.
Assim como não vou comentar a entrada de Índio - titular pós Bolivar, Luis Adriano e Pato, pois não é o tema do ensaio.
====
O Barcelona voltou a disputar o Mundial de Clubes da FIFA, depois de 2006, em 2009, quando conquistou o seu primeiro Mundial FIFA.
No jogo final o Barcelona, por superstição ou marketing, não usou o seu uniforme tradicional, usou um uniforme laranja. Após o jogo trocou o uniforme e os seus atletas receberam as medalhas e Taça de Campeão Mundial FIFA 2009 com o uniforme tradicional.
Pesquisa; Site os Imortais do Futebol, Youtube, Wikipedia e algumas lembranças de jogos que vi.
(Gol de Messi, em 2009)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A imensidão do espaço sideral
A imensidão do espaço sideral Autor: Luiz Alberto Quadros Gonsalves, o Poeta Sem Talento Por um minuto eu olhei as estrelas, o celeste...

-
A tua poesia Autor: Luiz Alberto Quadros Gonsalves, o Poeta Sem Talento Poesia é fluar sem rumo, ao distante, lá no contraponto do real, bus...
-
A integridade e a banalidade - divagação Autor: Luiz Alberto Quadros Gonsalves, o Poeta Sem Talento As complexidades da vida mergulham a exi...
-
Entre a Luz e a Escuridão Autor: Luiz Alberto Quadros Gonsalves, o Poeta Sem Talento Há, entre a luz e a escuridão, uma risca de incertezas ...
Nenhum comentário:
Postar um comentário