Para ser um verdadeiro pai
Autor: Luiz Alberto Quadros Gonsalves, o Poeta Sem Talento
Ser um verdadeiro pai é extenso e complexo.
Ser verdadeiro pai é muito mais do que ser herói na infância;
muito mais do que ser exemplo em todos os momentos e muito mais do que ser
amigo a vida inteira!
É preciso e é dever do verdadeiro pai ser herói, ser exemplo e ser amigo, não restam dúvidas, todavia é preciso, também ter a compreensão de que, junto com estes deveres sagrados, ser verdadeiro pai é sempre visar sempre pelo melhor pelos seus filhos, mesmo na dificuldade pessoal ou na distância destes seus filhos queridos.
É ilusão e até mentira dizer que ser pai é estar presente a todo o momento, ninguém consegue, mas, quando, ao verdadeiro pai, for solicitada a sua presença - por qualquer necessidade ou motivo - o verdadeiro pai nunca vira as costas; o verdadeiro pai deve fazer-se presente quando a situação exigir.
Haja, sim, talvez incompreensão por ditames da vida em relação à situação individual do pai, mas o verdadeiro pai compreende os caminhos que a vida lhe apresentou e assimila o pesar que estas situações expõem, mas aceita com resignação e não pesa nas costas dos filhos, pois os filhos não têm culpa dos ocorridos simultâneos anteriores.
O verdadeiro pai não machuca o coração e a alma dos seus filhos. O verdadeiro pai protege os seus filhos em todas as ocasiões.
O mundo pode dar as costas aos filhos do verdadeiro pai, mas o verdadeiro pai nunca pode dar as costas aos seus filhos, não importa a situação que a vida apresentar.
É fácil ao mundo condenar o verdadeiro pai por não ter virado as costas aos seus filhos, quando o mundo desejar punir, mas o verdadeiro pai sabe que aqueles que o condena por não ter virado as costas aos filhos, se, invertida a situação, eles, se forem verdadeiros, também não viram as costas aos seus filhos; exemplos acontecem diariamente.
Por isto eu digo; é preciso ser pai, na extensão da palavra pai, tanto na presença como na distância.
Então ser um verdadeiro pai não é só ser herói, exemplo e amigo
leal; ser pai ser humano também!
Nenhum comentário:
Postar um comentário